domingo, 16 de outubro de 2011

Projeto: Grupo de Animadores da Pastoral da Juventude

Após um amplo olhar, percebeu-se dentro das Comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, jovens que por estarem em outro processo de suas vidas cristãs, não conseguem manter-se inseridos dentro do grupo de jovens daquele espaço. Tais razões se dão, principalmente, por serem pessoas que estão dentro de uma faixa etária de 20 à 25 anos, inseridos no mercado de trabalho, estudantes, que possuem uma caminhada de comunidade mais avançada, que viverem outros processos formativos, além disso, possuem o amplo desejo de terem um local onde podem pensar, construir, desenvolver e trabalhar diversas questões, bem como os seus projetos de vida, de maneira madura, com olhares profundos e metodologias intensas, assim  contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.
Pensaram-se diversos meios de inserir estes jovens, trabalhando com a Catequese de Crisma, Pastoral da Solidariedade e da Criança, mas o que de fato almejam é desenvolver um trabalho com a Pastoral da Juventude. Trabalho este que se daria por meio de apoio aos grupos das comunidades, bem como, buscariam articular a juventude (grupos de base, movimentos, pós-crismas e outros) da área de Alvorada, este trabalho que se iniciou há algum tempo, mas por diversos motivos teve de ser interrompido. Ainda se buscaria desenvolver um trabalho junto a Catequese de Crisma, buscando reverter um triste quadro de afastamento dos jovens após terem recebido o Sacramento, tentando mostrar que são parte deste corpo, dando opções para que se mantenham ativos nessa vida em Comunidade.
Diversos meios de trabalho foram sonhados, mas ainda são coisas que estão em processo de construção. O fato é, um novo grupo estará sendo motivado, mas, neste primeiro momento algumas pessoas estão pensando o como fazer e quais serão os primeiros passos a serem dados. No dia 9 de outubro
aconteceu o primeiro encontro extraoficial, onde buscou-se meios de tornar todos estes sonhos uma realidade, bem como, quais são as coisas que vamos priorizar, e quais elementos que farão parte deste novo projeto e meio de inserção.
Franciele Oliveira - Alvorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário