quarta-feira, 27 de julho de 2011

Produzir um olhar...

O que propomos é que você ensaie alguns “olhares fotográficos sobre a realidade”, com a intenção de refletir sobre a situação juvenil dos jovens que estão nos espaços sociais onde você transita. Consiste em produzir cinco fotografias, de forma livre, que possibilitem refletir sobre a vida dos jovens. Destas 5 fotografias, você escolherá uma para ser postada no blog, acompanhada de um pequeno texto/comentário que, juntamente com a fotografia, seja uma representação do olhar que quer apresentar. 
Para a etapa do Anunciação, você irá montar uma pequena apresentação com todas as 5 fotografias, intercaladas com pequenos textos (comentários, letras de música, poesia, etc – use a criatividade) para ser partilhada com todos os jovens.
Cada olhar é único, por isso, mesmo que você seja do mesmo espaço que outro participante do Anunciação, a produção é singular. É um importante exercício de olhar a realidade.

Então, recapitulando:
- Produzir 5 fotografias sobre a realidade juvenil do seu contexto;
- Escolher 1 fotografia para ser postada no blog, juntamente com um pequeno texto introdutório (enviar para nucleobetania@gmail.com).
- Com as 5 fotografias, montar uma apresentação pequena para ser partilhada na etapa do Anunciação (prevemos cerca de 5 minutos de apresentação para cada participante).
- Registrar no Anunciário a experiência, escrevendo sobre o processo, sentimentos, reflexões, perguntas que foram surgindo ao longo do trabalho, pensamentos... O que a realidade lhe diz? O que ela lhe faz dizer?

         Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato...

Um comentário:

  1. Bom pessoal, nao consegui postar no blog a foto, mas vo aprender, da proxima vez eu coloco, mas envio a foto e coloco meu comentario aqui.

    "Em um mercado abandonado do bairro onde moro, ali a noite se torna um ponto de trafico de drogas ou entorpecentes, em torno das 10:30, vejo um garoto que estava comento salgadinho e tomando o que parecia energetico. perguntei ao guri, se ele sabia que era um ponto de trafico, logo ele falou que conhece todos que frequentam ali. Perguntei sobre a sua familia, ele diz que sua família nao se importa com ele, e que mora com irmao mais velho. Ele estava comendo seu "cafe da manha", logo iria vender DVD's em frente do mercado de mais movimento do bairro."

    Logo penso. Nossa primeira base que é nossa familia, esta falhando com a criaçao dos jovens, isto se torna consequencia para nossa sociedade. Ao mesmo tempo que trabalha com dvds, ele conhece os traficantes. ele parece ter de 12 a 15 anos.
    O que podemos fazer para o que seria "a salvaçao da alma" daqueles que estao perdidos?
    Que Deus possa olhar para esse menino e tantos outros que estao "perdidos"...

    Wanderson Porcher

    ResponderExcluir